NOSSA CIDADE / Aspectos Geograficos

Aspectos Geográficos

Localização

O município de Leópolis localiza-se ao norte do Paraná e ao sul do Brasil. Sua área total é de 345.957 km², localizado numa altitude de 530 metros acima do nível do mar, com latitude de 23º 04׳ 00״ Sul e longitude de 50º 14׳ 00״ W-GR (a Oeste do Meridiano de Greenwich).
 
Limites

O município de Leópolis limita-se com o Estado de São Paulo ao norte, Cornélio Procópio ao sul e sudeste, Santa Mariana a leste, Sertaneja a noroeste e Uraí a sudoeste (Figura 2).
 
Divisão Administrativa

Leópolis é formado pelo Distrito de Jandinópolis a sudeste, Povoado da Primavera a leste e Bairro Arapuá, a oeste.

Principais Distâncias

A distância do Município à Capital é de 429 quilômetros e do aeroporto mais próximo, localizado em Londrina, é de 88 quilômetros. O porto mais próximo é o de Paranaguá, distante 520 quilômetros.

Clima

O clima do Município é subtropical úmido mesotérmico, com verões quentes, com tendência de concentração de chuvas, e invernos com geadas poucos frequentes, sem estação seca definida. A temperatura média do mês mais quente (janeiro) fica entre 24º e 25º C e a do mês mais frio (julho) entre 17º e 18º C. 

As precipitações anuais em Leópolis ficam entre 1.400 a 1.600 milímetros, sendo agosto o mês mais seco. Em janeiro, mês mais úmido, a precipitação registra uma média entre 175 a 225 milímetros.

Hidrografia

Fazem parte da bacia hidrográfica do Município, os rios Congonhas e Paranapanema; os riachos, Água do Guaporé, Água das Flores, Palmital, Tangará, Córrego do Sabiá, Água do Barreiro, Córrego do Cedro, Água Benjamim, Água do Geraldo, Água da Rita, Água do Gaviãozinho, Água do Guaporé, Córrego Canivete, Ribeirão das Pedras, Ribeirão Arapuá, Córrego Alto Grande, Água da Maitaca, Córrego da Pimenta, Ribeirão do Veado, Aguinha I e II, Água da Despedida, Córrego da Estiva, Córrego da Água Branca, Ribeirão das Flores e Córrego Palmital.

Vegetação

A mesorregião Norte Pioneiro Paranaense, a que pertence o município de Leópolis,  está localizada, em sua maior parte, no Terceiro Planalto ou no Planalto do Trapp do Paraná.

Três biomas distintos se encontram nesta região: a Floresta Estacional Semidecidual (FES), a Floresta Ombrólia Mestra (FOM) e, em menores proporções, os campos naturais e estepes.

Segundo dados colhidos junto à Prefeitura Municipal, as principais espécies nativas são a peroba, o ipê roxo, o pau-d’alho, o pau-marfim, além da canafístula, do louro pardo, do planalto e da figueira.

Leópolis não possui nenhuma área de preservação ambiental – APA. A unidade de conservação mais próxima ao município é o Parque Estadual Mata São Francisco, localizado no município de Santa Mariana, estado do Paraná.

Solo

O solo predominante é o solo Latosolo Roxo Álico (terra roxa estruturada). Este tipo de solo é constituído por derrames basálticos que resultam em paisagem uniforme e de relevo suavemente ondulado, determinado por mesetas (pequenos planaltos) e patamares (planalto pouco elevado).
 

Figura 2. Mapa dos limites de Leópolis

Figura 1. Mapa da localização do Município no Estado do Paraná

Galeria de Vídeos

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 7:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00
Data da última atualização: 16/10/2017 15:19:15

Rua Pedro Domingues de Souza, 374 - Centro - CEP: 86330-000 - LEÓPOLIS - Paraná

(43) 3627-1361 / Fax: 3627-1350 prefeitura@leopolis.pr.gov.br

CNPJ: 75.388.850/0001-08