Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Sexta-feira, 13 de maio de 2022

Última Modificação: 23/05/2022 08:10:56 | Visualizada 103 vezes


Ouvir matéria

O que é Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes?

 

É uma violação dos direitos sexuais, que pode ocorrer pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes - seja pela força, persuasão ou ameaça - ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais, as quais são impróprias para a sua idade cronológica ou para seu desenvolvimento físico, psicológico e social. 

 

De acordo com as leis brasileiras, configura violência sexual atos praticados com pessoas de idade inferior a 14 anos. A alegação de consentimento por parte da criança ou do adolescente em atividades sexuais, pela lei deve sempre ser questionada, uma vez que crianças e adolescentes são considerados seres humanos em condição peculiar de desenvolvimento, cuja capacidade de autonomia para consentir ou não está ainda em processo de construção. 
A violência sexual contra crianças e adolescente pode ocorrer de duas formas: pelo abuso e pela exploração sexual.

A diferença está no fato de que na exploração sexual, além do abuso está presente também a utilização sexual de crianças e adolescentes com fins comerciais e lucrativos. 

O Abuso Sexual é um ato praticado por uma pessoa independente do sexo, pode ser um homem ou uma mulher, que utiliza a sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual.  

É geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança, e que participa de seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico (dentro da família)  ou fora dele (fora da família), podendo se expressar de diversas formas, com contatos físicos (tocar, beijar, acariciar)ou sem contatos físicos  (propostas de relações sexuais, mostrar ou exibir os órgãos genitais,  fotografar e filmar crianças e adolescentes nus ou  em posturas eróticas, mostrar material pornográfico como fotos e filmes á criança e ao adolescente).

 A exploração sexual é a utilização de crianças e adolescentes para fins sexuais mediada por lucro, objetos de valor ou outros elementos de troca. A exploração sexual ocorre de 
quatro formas:
Em contexto de prostituição;
Na prostituição;
Nas redes de tráfico;
No turismo com motivação sexual

Nesses casos estão cometendo o crime tanto o cliente, que paga pelos serviços ou materiais, quanto o intermediador, que liga a criança ou o adolescente explorado a seu explorador.

COMO DENUCIAR:

ACIONE O CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é acionado por meio de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes. E atua também em ações de prevenção à violência sexual. Em Leópolis está localizado na Rua Epitácio Pessoa, nº 215. Centro. 
Acesse para mais informações pelo telefone de plantão: 43993300-3172
          
DISQUE 100
Denúncias anônimas podem ser feitas também pelo DISQUE 100,  que funciona 24 horas – inclusive aos fins de semana e feriados. O denunciante recebe o número do protocolo para acompanhar o caso notificado. 

 

DISQUE 190
Está presenciando ou escutando alguma situação que possa se configurar como violação dos direitos de uma criança ou de um adolescente? É possível interromper a situação naquele momento?
Em casa afirmativo, acione a Polícia Militar imediatamente pelo telefone 190!

 

SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS

O município de Leópolis conta com a Secretaria Municipal de Assistência Social e  o CRAS, que atende as demandas existentes. O CRAS é uma unidade pública da política de assistência social responsável por desenvolver ações que contribuam com a prevenção da ocorrência de situações de violação de direitos. 

 

OUVIDORIA DO MUNICÍPIO
http://www.ingadigital.com.br/transparencia/index.php?sessao=b054603368uvb0&id_cliente=43

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 7:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00
Data da última atualização: 01/12/2022 15:13:22

Rua Pedro Domingues de Souza, 374 - Centro - CEP: 86330-000 - LEÓPOLIS - Paraná

Geral: (43) 3627-1361 / Licitação: (43) 3627-1429 prefeitura@leopolis.pr.gov.br

CNPJ: 75.388.850/0001-08