Aconteceu nesta quarta feira dia 13 de abril o I seminário municipal de avaliação do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na educação básica promovido pela secretaria municipal de educação e cultura.
Os objetivos do seminário foram:
- Levantar dados fornecidos por todas as pessoas envolvidas no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual e múltipla que frequentam as séries iniciais do ensino fundamental.
- Elaborar um diagnóstico sobre o processo de inclusão, com vista ao aprimoramento ou reformulação dos procedimentos utilizados.
- Avaliar os avanços e as dificuldades encontradas no sistema comum de ensino, bem como discutir o papel das escolas especiais nesse contexto.
Estiveram presentes professores do ensino comum e da educação especial, especialistas da educação, alunos com deficiência intelectual e múltipla, família desses alunos, pessoas da comunidade e autoridades do município.
A secretária municipal de educação e cultura Rosemere Marcondes dos Santos em conjunto com sua equipe realizou a abertura do evento e conduziu todos os trabalhos. Houve uma belíssima palestra da professora Marcia Batista que abordou toda legislação e aspectos relacionados à inclusão. A psicóloga do município Anna Paula Mainy Watanab realizou uma dinâmica de inclusão objetivando a reflexão sobre o assunto. Aconteceu também o trabalho em grupo, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de falar sobre o assunto. Na plenária final o relator de cada grupo socializou os assuntos discutidos nos grupos de trabalho.