Inauguração da Biblioteca Cidadã "Maria Cleide Bernardes Toneze"

Sexta-feira, 29 de julho de 2011

Última Modificação: // | Visualizada 4538 vezes


Ouvir matéria

Apresentação da Biblioteca Cidadã 

O projeto Biblioteca Cidadã foi criado em 2004 e está presente em mais de 110 municípios paranaense. Tem por objetivo disponibilizar um patrimônio cultural e equipamentos tecnológicos que promovam a democratização do conhecimento pelo valioso acervo de livros e pela possibilidade de inclusão digital.

           Este projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, a Biblioteca Pública do Paraná e Prefeituras Municipais.

Para tornar a Biblioteca Cidadã uma realidade nos municípios do Estado, o Governo disponibilizou a construção de um prédio de 184 metros quadrados sobre um terreno que é oferecido pela prefeitura. A qualificação pessoal destes espaços é feita com treinamento por técnicos da Biblioteca Pública do Paraná.

 A edificação, depois de pronta, reúne cultura e tecnologia e concentra, no mesmo espaço, acervo inicial de quase dois mil livros de todos os gêneros literários que contemplam os grandes autores da literatura nacional e internacional com objetivo de promover a inclusão cultural e intelectual da população e um telecentro equipado com cinco computadores com acesso à Internet (que ainda não foram entregues, mas que segundo informações da Secretaria de Estado da Cultura já estão a caminho). A Biblioteca Cidadã possui salão comunitário, espaço cívico e de recreação.

 

 Descrição do Painel 

Retratamos no painel a variedade da cultura econômica que contribuiu e continua contribuindo para o desenvolvimento do nosso município. Destacamos o café, a soja, o milho, o trigo e o agricultor cultivando a terra que é a principal fonte de riqueza do nosso município. O Ipê representa a nossa árvore típica. A pecuária também foi lembrada por ser uma atividade econômica importante.

Ao destacar uma criança a caminho da escola, objetivamos demonstrar a importância da educação para o desenvolvimento de uma cidade e, consequentemente, de uma nação.

O painel foi pintado pelos artistas Abenildo Canaverde Farias, Márcio da Silva Garcia e Silvio Soares moradores e trabalhadores da cidade de Assaí.

 

 Biografia "Maria Cleide Bernardes Toneze"  

            Maria Cleide Bernardes Toneze nasceu em 26 de maio de 1955, em um lar muito pobre. Filha de José Bernardes Sobrinho e Maria Odila Trombini. É a terceira filha entre oito irmãos.

Teve uma infância muito pobre, mas sobreviveu a todas as adversidades que a vida lhe apresentou, tornando-se uma guerreira desde a mais tenra idade.

Em 1962 foi matriculada na 1ª série no Grupo Escolar de Leópolis e concluiu esta etapa em 1965.

Em 1966 deu continuidade aos seus estudos, entrando na 5ª série no Ginásio Estadual “D. João VI”, em Leópolis, onde no ano de 1970 concluiu o Ensino Fundamental.

Sua vocação para professora era um sacerdócio, pois com muito sacrifício e ajuda do diretor Luiz Fabretti do Colégio Campos Sales, de Sertaneja, em 1971 deu início aos estudos do curso Normal Colegial concluindo-os em 1973, o que lhe conferiu o título de Professora do Ensino Primário. Ingressa na carreira de professora, das séries iniciais, no dia 20 de março de 1972 na Escola Municipal Castro Alves, Bairro Arapuá, em Leópolis, lecionando em sala multisseriada. Neste mesmo ano, casou-se com Orivaldo Toneze com quem teve três filhos: Cleiton Rogério Toneze, Josiane Maria Toneze e Orivaldo Toneze Júnior.

Mudou-se para Cornélio Procópio onde continuou a sua carreira na Escola Municipal Damasco Adão Sottile - Ensino de 1ª a 4º série, no período de 1982 a meado de 1986. Paralelamente fazia curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio onde, também, tornou-se especialista em Didática e Metodologia de Ensino.

Pelo Instituto Educacional de Assis - IEDA, em 1986 concluiu as especializações em Orientação Educacional e Supervisão Escolar para o Exercício nas Escolas de 1º e 2º Graus.

No mesmo ano, retornou para Leópolis e foi readmitida pela Prefeitura Municipal como Diretora do Lar São José e da Escola de Educação Infantil.

Em janeiro de 1991 prestou concurso público estadual para professor de Didática e foi aprovada, dando início na rede estadual de educação do Paraná no Colégio Estadual Cecília Meireles - Ensino Médio onde tomou posse e permaneceu por apenas 01 mês.

Foi nomeada Diretora da Escola Estadual de Leópolis, em fevereiro de 1991, do Distrito Primavera em Leópolis, onde permaneceu até dezembro de 2000. Foi uma verdadeira mãe para essa comunidade e zelosa pela formação integral dos seus alunos.

Em fevereiro de 2003, exerceu a função de Professora Pedagoga na Escola Estadual Maria Pereira, cargo que ocupou até março de 2004.

Foi professora de Didática, Filosofia, Metodologia, Sociologia, Fundamentos da Educação e Estágio Supervisionado, de 1993 a 2004 no Colégio Estadual Maria José Pegoraro de Souza onde, também, atuou como professora pedagoga por três meses.

Em 18 de abril de 2004, aos 50 anos aposentou-se. Mas Maria Cleide Bernardes Toneze ainda tinha muito a ensinar e continuou com trabalhos voluntários na Igreja Nossa Senhora Aparecida de Leópolis como catequista. Ensaiava cantos e teatros com as crianças da Casa da Criança de Leópolis. Ajudava na Assistência Social da mesma localidade. Desempenhava com muito amor o ministério da Eucaristia na igreja acima mencionada. Fazia diferença a muitas mulheres desempregadas como Presidenta da Associação das Artesãs de Leópolis.

A marca registrada de Maria Cleide era sua alegria, carisma, empatia, humildade, simplicidade, altruísmo que faziam dela uma pessoa iluminada q  eu levava sua luz por onde passava. Era mestra no exercício da alteridade. Sua missão aqui na terra foi cumprida com perfeição.

Em fevereiro de 2010 foi acometida por câncer no fígado. No dia 13 de maio do mesmo ano, dia de Nossa Senhora de Fátima, a quem devotava tanta fé, é marcado pela sua morte deixando o mundo mais triste sem a sua presença e mais diferente por falta de seu trabalho.

A quantidade de flores, em sua homenagem no dia de seu funeral, demonstrou o quanto Maria Cleide foi querida por todos e importante na vida das pessoas com as quais conviveu.

Maria Cleide Bernardes Toneze, esta fascinante professora, exemplo de mãe, de mulher, de profissional, muito colaborou com a cultura e educação do Município de Leópolis.

 

   Poema em homenagem a "Maria Cleide Bernardes Toneze" Hoje queremos homenagear uma mulher de qualidade, Maria Cleide Bernardes Toneze, um exemplo de bondade, uma grande leopolense, brasileira de verdade.

 Filha de uma família humilde, Cleide enfrentou a pobreza lutando com muita garra, nunca demonstrou fraqueza. Superou a dificuldade com muita dedicaçãoe conquistou o teu espaço através da educação, deixando para Leópolis uma bonita lição. 

Uma mulher religiosa, catequista e professora Mãe, amiga e esposa uma grande lutadora e na área social Cleide mostrou como faz, sempre ajudava a todos com carinho, amor e paz. O que mais marcou na Cleide foi sua grande alegria mesmo nas horas de dor a Cleide sempre sorria. 

Hoje ela mora no céu em um lugar reservado pra quem sempre fez o bem a todos os necessitados, é lá que a Cleide mora junto da virgem Maria é de lá que ela ainda cuida da sua querida família. Maria Cleide Bernardes Toneze, como é grande nossa saudade, sua presença ainda continua viva em nossa comunidade. 

Hoje o seu nome está gravado neste lindo ambiente, onde através da leitura trás alegria para a gente, é esta a nossa homenagem e é esse o nosso presente.

João de Oliveira 

Fonte: Marcus Vinicius

 Veja Também

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta-Feira, das 7:30 às 11:30 - 13:00 às 17:00
Data da última atualização: 15/05/2025 14:41:12

Rua Pedro Domingues de Souza, 374 - Centro - CEP: 86330-000 - LEÓPOLIS - Paraná

Geral: (43) 3627-1361 / Licitação: (43) 3627-1429 prefeitura@leopolis.pr.gov.br

CNPJ: 75.388.850/0001-08