Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Visualizada: 15 vezes
Ouvir matéria
A Prefeitura Municipal de Leópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de humanização no atendimento à saúde pública, com foco especial no acolhimento de famílias que enfrentam a perda gestacional ou neonatal, cumprindo as diretrizes da Lei 15.139/2025, o município garante uma série de direitos essenciais para oferecer dignidade e suporte no luto materno e parental. O objetivo é assegurar que mães, pais e familiares recebam não apenas assistência médica, mas também amparo emocional em um ambiente respeitoso.
Rede Municipal de Saúde está preparada para oferecer um acolhimento diferenciado desde o primeiro momento.
Principais Direitos Garantidos
Entre as medidas implementadas, destaca-se a garantia de um ambiente privativo para o acolhimento da família, evitando a exposição em momentos de dor. Além disso, é assegurada a acomodação separada e respeitosa, bem como a presença de um acompanhante de livre escolha da paciente. A saúde mental também é prioridade. O protocolo prevê atendimento psicológico imediato, estendendo-se para o acompanhamento pós-alta, garantindo que o suporte continue quando a família retornar para casa.
Despedida e Burocracia
Para tornar o processo menos traumático, a lei prevê o direito à despedida com ritos simbólicos e lembranças, caso seja da vontade da família, permitindo um momento de luto digno. Na parte administrativa, a Secretaria de Saúde se compromete com a emissão rápida dos documentos necessários e fornece orientação clara sobre os trâmites cartorários, retirando o peso da burocracia dos ombros dos familiares neste momento delicado.
Leópolis recebe veículo 0 km para transporte sanitário de pacientes
Entrega oficial de kits de material escolar para o ano letivo de 2026