Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Visualizada: 17 vezes
Ouvir matéria
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Leópolis já iniciaram a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), imunizante destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gestação, conforme orientação do Ministério da Saúde. O imunizante foi incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024 e, até então, estava disponível apenas na rede privada, com custo médio de R$ 1.600,00, sendo considerada a vacina de maior valor já ofertada pelo SUS. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), este primeiro lote corresponde a 26,8% do total necessário para imunizar as 138.008 gestantes estimadas no Estado.A Sesa aguarda o envio de novas doses ainda neste mês de dezembro. Segundo a secretária municipal de Saúde, Carla Bainconi, a vacinação representa um avanço importante na proteção da saúde materno-infantil no município.
“Nossas equipes estão preparadas para atender as gestantes conforme a disponibilidade de doses, reforçando a importância da imunização para proteger os bebês nos primeiros meses de vida”
A vacina contra o VSR é aplicada em dose única, a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. O objetivo é proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, por meio da transferência de anticorpos da mãe para o bebê durante a gestação. A Secretaria Municipal de Saúde de Leópolis orienta que as gestantes procurem a Unidade de Saúde para mais informações e para receber a vacina conforme disponibilidade de doses.
Leópolis recebe veículo 0 km para transporte sanitário de pacientes
Entrega oficial de kits de material escolar para o ano letivo de 2026